Produtos Terra seta Para Seu Negócio seta Gestão de Vendas seta Ajuda seta Edite um pedido de venda

Gestão de Vendas

Edite um pedido de venda

Caso você tenha salvo seu pedido, mas não concluiu a venda, você poderá editar alguns dados do pedido, por exemplo, alterar a forma de pagamento
Para isso, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS



Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR



Faça as alterações necessárias e caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.



Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.





ADICIONE UMA OBSERVAÇÃO AO PEDIDO DE VENDA


É comum que seja necessário adicionar observações aos orçamentos ou pedidos de venda.
Para incluir uma observação, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS



Crie um novo pedido ou encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR





Você poderá incluir observações em três lugares:
Para incluir a observação no pedido como um todo, clique no balão indicado no cabeçalho do pedido:



Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR



Poderá incluir uma observação nos produtos, clicando no balão que fica ao lado do nome do produto:



Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR



E também poderá incluir observações no pagamento, preenchendo o campo OBSERVAÇÕES:



Caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.



Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.



REALIZE A ENTREGA DE UM PEDIDO DE VENDA


Após concluir a venda, se você habilitou a movimentação de estoque, será necessário entregar esse pedido. A data de entrega é definida de acordo com o que você configurou nos Parâmetros de Venda, mas você pode alterar caso seja necessário. Você poderá realizar a entrega total ou parcial do pedido.

Vá ao menu VENDAS > PEDIDOS.



O primeiro status é o de Entrega. Os pedidos que ainda não foram entregues apresentam o status “Pendente” ou “Atrasado”.



Para realizar a entrega Clique em Editar no pedido. Clique no botão ENTREGAR.



Um pop-up aparecerá. caso ele esteja em mais de um estoque, selecione de qual local de estoque aquele produto será movimentado. Confirme a data em que a entrega foi realizada, e os dados fiscais caso você tenha emitido a nota fiscal dessa venda por outros emissores que não o Vivo Gestão de Vendas, se quiser, pode colocar alguma observação pertinente a entrega. Então clique em ENTREGAR PEDIDO.



Após essa ação, o status do pedido na coluna ENTREGA estará como ENTREGUE



Caso você realize uma entrega parcial do pedido, o status estará como ENTREGUE PARCIALMENTE.



REALIZE UMA DEVOLUÇÃO DE UM PEDIDO DE VENDA


Caso seja necessário realizar uma devolução de uma venda realizada, para que seja feita a troca de um produto sem a necessidade de um cancelamento, siga os seguintes passos:
Acesse o menu VENDAS > PEDIDOS



Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR



Clique em DEVOLVER



Um pop-up surgirá. Verifique a quantidade de produtos que foi entregue e informe se o produto será devolvido ou trocado. Depois clique em CONFIRMAR.



Se você selecionar a Opção TROCA, será possível realizar a entrega do produto novamente. Essa opção é indicada somente caso você realize a troca pelo mesmo produto. Mas se você escolher a opção DEVOLVER, o produto será devolvido ao estoque e não será possível realizar a entrega novamente.
Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.

CANCELE UM PEDIDO DE VENDA


Não é possível excluir um pedido de venda, somente cancelá-lo, e caso isso seja necessário, você poderá fazê-lo acessando o menu VENDAS > PEDIDOS



Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR



Desça até o final da página e confirme o cancelamento do orçamento clicando em CANCELAR.



Fazendo isso, o pedido de venda estará cancelado e não poderá mais ser editado, e as parcelas geradas que não foram quitadas serão canceladas.
Caso a venda já tenha sido concretizada e algum valor tenha sido pago ou algum item entregue, um pop-up surgirá informando que o item deverá ser devolvido ao estoque, e o valor recebido deverá ser estornado.



Se houve a emissão de documento fiscal, fique atento ao prazo de cancelamento:



Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.