Gestão de Vendas
Edite um pedido de venda
Caso você tenha salvo seu pedido, mas não concluiu a venda, você poderá editar alguns dados do pedido, por exemplo, alterar a forma de pagamento
Para isso, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Faça as alterações necessárias e caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.

Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.


É comum que seja necessário adicionar observações aos orçamentos ou pedidos de venda.
Para incluir uma observação, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Crie um novo pedido ou encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR


Você poderá incluir observações em três lugares:
Para incluir a observação no pedido como um todo, clique no balão indicado no cabeçalho do pedido:

Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR

Poderá incluir uma observação nos produtos, clicando no balão que fica ao lado do nome do produto:

Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR

E também poderá incluir observações no pagamento, preenchendo o campo OBSERVAÇÕES:

Caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.

Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.

Após concluir a venda, se você habilitou a movimentação de estoque, será necessário entregar esse pedido. A data de entrega é definida de acordo com o que você configurou nos Parâmetros de Venda, mas você pode alterar caso seja necessário. Você poderá realizar a entrega total ou parcial do pedido.
Vá ao menu VENDAS > PEDIDOS.

O primeiro status é o de Entrega. Os pedidos que ainda não foram entregues apresentam o status “Pendente” ou “Atrasado”.

Para realizar a entrega Clique em Editar no pedido. Clique no botão ENTREGAR.

Um pop-up aparecerá. caso ele esteja em mais de um estoque, selecione de qual local de estoque aquele produto será movimentado. Confirme a data em que a entrega foi realizada, e os dados fiscais caso você tenha emitido a nota fiscal dessa venda por outros emissores que não o Vivo Gestão de Vendas, se quiser, pode colocar alguma observação pertinente a entrega. Então clique em ENTREGAR PEDIDO.

Após essa ação, o status do pedido na coluna ENTREGA estará como ENTREGUE

Caso você realize uma entrega parcial do pedido, o status estará como ENTREGUE PARCIALMENTE.

Caso seja necessário realizar uma devolução de uma venda realizada, para que seja feita a troca de um produto sem a necessidade de um cancelamento, siga os seguintes passos:
Acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Clique em DEVOLVER

Um pop-up surgirá. Verifique a quantidade de produtos que foi entregue e informe se o produto será devolvido ou trocado. Depois clique em CONFIRMAR.

Se você selecionar a Opção TROCA, será possível realizar a entrega do produto novamente. Essa opção é indicada somente caso você realize a troca pelo mesmo produto. Mas se você escolher a opção DEVOLVER, o produto será devolvido ao estoque e não será possível realizar a entrega novamente.
Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.
Não é possível excluir um pedido de venda, somente cancelá-lo, e caso isso seja necessário, você poderá fazê-lo acessando o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Desça até o final da página e confirme o cancelamento do orçamento clicando em CANCELAR.

Fazendo isso, o pedido de venda estará cancelado e não poderá mais ser editado, e as parcelas geradas que não foram quitadas serão canceladas.
Caso a venda já tenha sido concretizada e algum valor tenha sido pago ou algum item entregue, um pop-up surgirá informando que o item deverá ser devolvido ao estoque, e o valor recebido deverá ser estornado.

Se houve a emissão de documento fiscal, fique atento ao prazo de cancelamento:

Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.
Para isso, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Faça as alterações necessárias e caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.

Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.


ADICIONE UMA OBSERVAÇÃO AO PEDIDO DE VENDA
É comum que seja necessário adicionar observações aos orçamentos ou pedidos de venda.
Para incluir uma observação, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Crie um novo pedido ou encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR


Você poderá incluir observações em três lugares:
Para incluir a observação no pedido como um todo, clique no balão indicado no cabeçalho do pedido:

Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR

Poderá incluir uma observação nos produtos, clicando no balão que fica ao lado do nome do produto:

Preencha o campo COMENTÁRIOS e clique em CONFIRMAR

E também poderá incluir observações no pagamento, preenchendo o campo OBSERVAÇÕES:

Caso não queira concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR.

Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.

REALIZE A ENTREGA DE UM PEDIDO DE VENDA
Após concluir a venda, se você habilitou a movimentação de estoque, será necessário entregar esse pedido. A data de entrega é definida de acordo com o que você configurou nos Parâmetros de Venda, mas você pode alterar caso seja necessário. Você poderá realizar a entrega total ou parcial do pedido.
Vá ao menu VENDAS > PEDIDOS.

O primeiro status é o de Entrega. Os pedidos que ainda não foram entregues apresentam o status “Pendente” ou “Atrasado”.

Para realizar a entrega Clique em Editar no pedido. Clique no botão ENTREGAR.

Um pop-up aparecerá. caso ele esteja em mais de um estoque, selecione de qual local de estoque aquele produto será movimentado. Confirme a data em que a entrega foi realizada, e os dados fiscais caso você tenha emitido a nota fiscal dessa venda por outros emissores que não o Vivo Gestão de Vendas, se quiser, pode colocar alguma observação pertinente a entrega. Então clique em ENTREGAR PEDIDO.

Após essa ação, o status do pedido na coluna ENTREGA estará como ENTREGUE

Caso você realize uma entrega parcial do pedido, o status estará como ENTREGUE PARCIALMENTE.

REALIZE UMA DEVOLUÇÃO DE UM PEDIDO DE VENDA
Caso seja necessário realizar uma devolução de uma venda realizada, para que seja feita a troca de um produto sem a necessidade de um cancelamento, siga os seguintes passos:
Acesse o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Clique em DEVOLVER

Um pop-up surgirá. Verifique a quantidade de produtos que foi entregue e informe se o produto será devolvido ou trocado. Depois clique em CONFIRMAR.

Se você selecionar a Opção TROCA, será possível realizar a entrega do produto novamente. Essa opção é indicada somente caso você realize a troca pelo mesmo produto. Mas se você escolher a opção DEVOLVER, o produto será devolvido ao estoque e não será possível realizar a entrega novamente.
Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.
CANCELE UM PEDIDO DE VENDA
Não é possível excluir um pedido de venda, somente cancelá-lo, e caso isso seja necessário, você poderá fazê-lo acessando o menu VENDAS > PEDIDOS

Encontre o pedido desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR

Desça até o final da página e confirme o cancelamento do orçamento clicando em CANCELAR.

Fazendo isso, o pedido de venda estará cancelado e não poderá mais ser editado, e as parcelas geradas que não foram quitadas serão canceladas.
Caso a venda já tenha sido concretizada e algum valor tenha sido pago ou algum item entregue, um pop-up surgirá informando que o item deverá ser devolvido ao estoque, e o valor recebido deverá ser estornado.

Se houve a emissão de documento fiscal, fique atento ao prazo de cancelamento:

Se necessário, você deve emitir uma Nota de Devolução.
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