Gestão de Vendas
Loja virtual
Criar uma Loja Virtual faz com que você amplie as possibilidades de seu negócio, trazendo um diferencial. Seja qual for seu ramo de atuação no mercado, ela permite que sua empresa esteja conectada diretamente com seu cliente.
Uma Loja Virtual é um site que permite a venda através da internet, também é conhecido como um e-commerce ou comércio eletrônico.
Para habilitar e acessar sua LOJA VIRTUAL, você precisa configurá-la.
Para isso acesse CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL

No menu APARÊNCIA você irá configurar o layout da sua Loja Virtual.
No campo MODELO você terá 2 visuais (chamados Templates) para escolher. A opção NOVA LOJA VIRTUAL está disponível para todos os usuários MarketUP. Já a opção PicPay poderá ser usada pelos usuários que ativaram o PicPay como tipo de pagamento.

No Campo CUSTOMIZAÇÃO seguindo as letras indicadoras, você irá inserir:

A: COR PRINCIPAL DA LOJA – Utilize o painel de cores ou digite o código da cor desejada


B: LOGO DA EMPRESA - FORMATOS SUPORTADOS: JPG, PNG, TAMANHO MÍNIMO: 163X153 PIXELS. PESO MÁXIMO: 10MB

C: BUSCA - Cite alguns exemplos de buscas para ajudar seus clientes a encontrarem seus produtos e descreva o que aparecerá junto aos resultados.

D: REDES SOCIAIS – Informe suas páginas nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, e o número do Whatsapp de atendimento da loja.

No campo BANNERS INFORMATIVOS você poderá escolher até 4 opções para informar seus clientes sobre DESCONTOS, PARCELAS ESPECIAIS, FRETE e LOJA SEGURA.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações!

No menu INFORMAÇÕES é onde você irá contar um pouco mais sobre sua loja, e identificar sua empresa.
No campo DADOS OBRIGATÓRIOS preencha todos os campos em cinza escuro.


Caso sua Loja Virtual venda conteúdo adulto, não se esqueça de marcar a opção:

No campo PÁGINAS INSTITUCIONAIS informe seus clientes sobre sua empresa, condições para uso da loja virtual, envio e entrega, política de troca e demais informações.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

No menu PAGAMENTOS você irá ativar e configurar um ou mais meios para seus clientes efetuarem pagamentos on-line em sua loja


Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração ou para voltar para a etapa anterior.

No menu ENTREGA E ESTOQUE, defina uma ou mais modalidades de envio de pedidos que estarão disponíveis.

Envio por Correios: O valor do frete e o prazo de envio serão calculados automaticamente pelos Correios, levando em consideração as dimensões do(s) produto(s) e o endereço de entrega informado pelo cliente
Retirada na Loja: Habilitando esta opção de entrega o cliente poderá optar por retirar o(s) produto(s) diretamente no endereço informado na página de contato da loja, no prazo (em dias) definido.
Envio Por Transportadora: Para disponibilizar entregas com valores e prazos fixos para entregas através de transportadoras será necessário definir os Estados atendidos e seus respectivos custos e prazos para envio dos pedidos realizados na loja virtual. A Transportadora será responsável por fornecer os valores de frete.
No campo CONTROLE DE ESTOQUE, você poderá definir se sua loja irá trabalhar somente com produtos que tiverem estoque disponível.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

Você também possui a opção de inserir quantos dias leva para postar o objeto nos Correios, e se fornece embalagens para presente.

No menu DOMÍNIO você tem a opção de inserir seu código ID do Google Analytics para rastrear acessos

Poderá REDIRECIONAR O DOMÍNIO da sua Loja Virtual para um domínio próprio do Registro.br ou de qualquer outro site

E também poderá colocar o selo eBit e seu id do Buscapé para aumentar a credibilidade de sua Loja Virtual.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

Você pode configurar um domínio personalizado para sua loja virtual, assim quando acessar, por exemplo: www.seunegocio.com.br, a página será redirecionada para a sua loja virtual do MarketUP.
Caso sua loja virtual do MarketUP ainda não esteja habilitada, você pode habilitá-la seguindo os passos descritos na FAQ: Configure a sua Loja Virtual.
Para realizar o redirecionamento, as etapas são:
1 - Compre o domínio: A compra de um novo domínio pode ser realizada através do site do registro.br ou utilizando outros serviços de venda de domínio.
2- Preencha o domínio no MarketUP: Acesse a sua instalação do MarketUP, acesse o menu: CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL

Clique em DOMÍNIO. Preencha no campo 'DOMÍNIO PERSONALIZADO' como no exemplo abaixo:


Vá até o final da página e clique em SALVAR.

- Acesse o site do registro.br
- Faça o login utilizando o seu usuário do Registro.br
- Localize o DOMÍNIO desejado e clique sobre ele

- Vá até o campo DNS e clique em EDITAR ZONA.

- Ao acessar a página clique em MODO AVANÇADO.

- Irá aparecer uma mensagem de confirmação, clique em SIM.

- Ao acessar a página EDIÇÃO DE ZONA, clique em NOVA ENTRADA.

- Preencha os campos conforme as informações abaixo:
- Deixe o nome vazio
- Tipo: A
- Valor: 52.25.143.78
- Clique em ADICIONAR

- Deverá ficar da seguinte forma:

Clique em NOVA ENTRADA novamente.
- Preencha: WWW
- Selecione: CNAME
- Preencha: registro.marketup.com
- Clique em ADICIONAR.

Deverá ficar da seguinte forma:

- Por fim, clique em SALVAR
Se você comprou o seu domínio através de algum outro serviço que não seja o registro.br, siga os seguintes passos:
Entre em contato com o suporte do serviço, ou procure no fórum de ajuda do serviço como configurar o DNS.
É necessário adicionar as seguintes entradas no DNS:
- Tipo: CNAME
- Nome: WWW
- Valor: registro.marketup.com
E a entrada:
- Tipo: A
- Nome: (vazio)
- Valor: 52.25.143.78


Realizadas todas as etapas de configuração, no menu PUBLICAR você verá que sua Loja Virtual está pronta para ser publicada. Você verá o link criado para sua loja (caso você não tenha escolhido um domínio próprio, você terá um domínio xxx.shopping.marketup.com.br)

Caso ainda haja algo pendente, uma lista será exibida, e o botão PUBLICAR não ficará habilitado.


Corrija os pontos apresentados para que o botão PUBLICAR seja ativado, e então clique para publicar sua Loja Virtual.

A loja virtual realiza somente venda de produtos, e para isso, é necessário cadastrá-los e habilitá-los para a venda online.
O passo a passo é o mesmo para o CADASTRO DE PRODUTOS, mas nesse caso, vamos explorar melhor a aba LOJA VIRTUAL.

Preencha corretamente os campos com nome do produto, valor de venda, categoria e subcategoria do produto. A categoria e subcategoria são as classificações onde o produto será exibido no menu da Loja Virtual.

Informar peso, altura, largura e profundidade dos produtos comercializados nas Loja Virtual é essencial e obrigatório, pois essas informações influenciam no FRETE que será CALCULADO pelos correios, ou pela transportadora.
DIMENSÕES DO PRODUTO PARA CÁLCULO DO FRETE: Você deve preencher de acordo com o tamanho do seu produto na embalagem própria. Por exemplo, se você comercializa lâmpadas LED de 13w, a dimensão do seu produto será, Largura: 10cm, Altura: 13cm, Profundidade: 10cm e o Peso de aproximadamente: 300g
Para inserir as informações, acesse o cadastro do seu produto e vá para a aba LOJA VIRTUAL

Adicione textos explicativos do produto como descrição, garantia, itens inclusos e especificações.

Não se esqueça de colocar fotos do produto para que seus clientes possam ver detalhes do que está disponível.

Caso algo não esteja preenchido corretamente, uma mensagem do cadastro mostrará que o produto ainda não está disponível.

Quando tudo estiver preenchido corretamente, uma mensagem mostrará que o produto está disponível na loja virtual.

Depois clique em SALVAR para gravar as alterações

Para criar uma CAMPANHA PROMOCIONAL para sua Loja Virtual, acesse o módulo CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > CAMPANHAS PROMOCIONAIS

Clique em ADICIONAR NOVO.

No campo DADOS GERAIS, insira o nome da Campanha Promocional, escolha a data de início e a data de término da campanha, defina se o desconto será no FRETE, no ITEM ou no PEDIDO e se será aplicado em PORCENTAGEM ou no VALOR EM DINHEIRO.

No campo ESTADOS PARTICIPANTES, selecione os estados que irão fazer parte da Campanha Promocional.

Defina também as REGRAS, informando o valor mínimo para que essa campanha seja aplicada.

Você também poderá habilitar CUPONS DE DESCONTO para sua campanha, mas antes é necessário salvar o que já fizemos até aqui. Para isso, vá até o final da página e clique em SALVAR.

Agora clique no botão cinza para que ele fique ROXO, e depois informe a quantidade de cupons que serão criados

Após criar os cupons, não se esqueça de clicar em SALVAR novamente.

Para colocar sua campanha promocional no ar, certifique-se de que ela está ATIVA e depois vá em CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > PUBLICAÇÃO

Clique em PUBLICAR


Para que os produtos apareçam destacados na página inicial da Loja Virtual, é preciso configurar em dois locais:
Primeiramente acesse o cadastro do item, em CATÁLOGO > PRODUTOS, e encontre o Produto que quer destacar.

No campo CARACTERÍSTICAS, clique na aba LOJA VIRTUAL

Logo abaixo das fotos do seu produto, habilite o campo: DESTACAR NA HOME, mudando a cor do botão de CINZA para ROXO.

Depois clique em SALVAR para gravar as alterações

Agora acesse o módulo CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > DESTAQUES.

Clique em ADICIONAR DESTAQUE

Clique em EDITAR para incluir o item que será destacado

Preencha o campo de pesquisa com o nome ou código do produto que deseja destacar

O produto adicionado aparecerá. Lembre-se de colocar imagens para ilustrar seu produto.

Caso você queira alterar o item em destaque passe o mouse em cima do destaque e clique em EDITAR, ou para retirar o destaque clique em REMOVER

Para gravar a operação, clique em SALVAR.

Para finalizar e deixar essa informação visível em sua Loja Virtual, clique em PUBLICAR

Caso queira desativar sua Loja Virtual, acesse o menu CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > PUBLICAR

Depois desça até o final da página, onde você verá os botões Publicar e Desativar. Clique no botão DESATIVAR para que a Loja Virtual seja retirada do ar.

Mas lembre-se que o domínio próprio, transportadora, ou o meio de pagamento contratado não são desativados com essa ação, por tanto é necessário entrar em contato com as empresas para informar sobre a desativação da Loja.
Uma Loja Virtual é um site que permite a venda através da internet, também é conhecido como um e-commerce ou comércio eletrônico.
Para habilitar e acessar sua LOJA VIRTUAL, você precisa configurá-la.
Para isso acesse CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL

APARÊNCIA
No menu APARÊNCIA você irá configurar o layout da sua Loja Virtual.
No campo MODELO você terá 2 visuais (chamados Templates) para escolher. A opção NOVA LOJA VIRTUAL está disponível para todos os usuários MarketUP. Já a opção PicPay poderá ser usada pelos usuários que ativaram o PicPay como tipo de pagamento.

No Campo CUSTOMIZAÇÃO seguindo as letras indicadoras, você irá inserir:

A: COR PRINCIPAL DA LOJA – Utilize o painel de cores ou digite o código da cor desejada


B: LOGO DA EMPRESA - FORMATOS SUPORTADOS: JPG, PNG, TAMANHO MÍNIMO: 163X153 PIXELS. PESO MÁXIMO: 10MB

C: BUSCA - Cite alguns exemplos de buscas para ajudar seus clientes a encontrarem seus produtos e descreva o que aparecerá junto aos resultados.

D: REDES SOCIAIS – Informe suas páginas nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, e o número do Whatsapp de atendimento da loja.

No campo BANNERS INFORMATIVOS você poderá escolher até 4 opções para informar seus clientes sobre DESCONTOS, PARCELAS ESPECIAIS, FRETE e LOJA SEGURA.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações!

INFORMAÇÕES
No menu INFORMAÇÕES é onde você irá contar um pouco mais sobre sua loja, e identificar sua empresa.
No campo DADOS OBRIGATÓRIOS preencha todos os campos em cinza escuro.


Caso sua Loja Virtual venda conteúdo adulto, não se esqueça de marcar a opção:

No campo PÁGINAS INSTITUCIONAIS informe seus clientes sobre sua empresa, condições para uso da loja virtual, envio e entrega, política de troca e demais informações.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

PAGAMENTOS
No menu PAGAMENTOS você irá ativar e configurar um ou mais meios para seus clientes efetuarem pagamentos on-line em sua loja


Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração ou para voltar para a etapa anterior.

ENTREGA E ESTOQUE
No menu ENTREGA E ESTOQUE, defina uma ou mais modalidades de envio de pedidos que estarão disponíveis.

Envio por Correios: O valor do frete e o prazo de envio serão calculados automaticamente pelos Correios, levando em consideração as dimensões do(s) produto(s) e o endereço de entrega informado pelo cliente
Retirada na Loja: Habilitando esta opção de entrega o cliente poderá optar por retirar o(s) produto(s) diretamente no endereço informado na página de contato da loja, no prazo (em dias) definido.
Envio Por Transportadora: Para disponibilizar entregas com valores e prazos fixos para entregas através de transportadoras será necessário definir os Estados atendidos e seus respectivos custos e prazos para envio dos pedidos realizados na loja virtual. A Transportadora será responsável por fornecer os valores de frete.
No campo CONTROLE DE ESTOQUE, você poderá definir se sua loja irá trabalhar somente com produtos que tiverem estoque disponível.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

Você também possui a opção de inserir quantos dias leva para postar o objeto nos Correios, e se fornece embalagens para presente.

DOMÍNIO
No menu DOMÍNIO você tem a opção de inserir seu código ID do Google Analytics para rastrear acessos

Poderá REDIRECIONAR O DOMÍNIO da sua Loja Virtual para um domínio próprio do Registro.br ou de qualquer outro site

E também poderá colocar o selo eBit e seu id do Buscapé para aumentar a credibilidade de sua Loja Virtual.

Após configurar todas as etapas, clique em SALVAR para gravar as atualizações, e clique na seta para ir para a próxima etapa de configuração.

CONFIGURE O REDIRECIONAMENTO DO DOMÍNIO DA SUA LOJA VIRTUAL
Você pode configurar um domínio personalizado para sua loja virtual, assim quando acessar, por exemplo: www.seunegocio.com.br, a página será redirecionada para a sua loja virtual do MarketUP.
Caso sua loja virtual do MarketUP ainda não esteja habilitada, você pode habilitá-la seguindo os passos descritos na FAQ: Configure a sua Loja Virtual.
Para realizar o redirecionamento, as etapas são:
1 - Compre o domínio: A compra de um novo domínio pode ser realizada através do site do registro.br ou utilizando outros serviços de venda de domínio.
2- Preencha o domínio no MarketUP: Acesse a sua instalação do MarketUP, acesse o menu: CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL

Clique em DOMÍNIO. Preencha no campo 'DOMÍNIO PERSONALIZADO' como no exemplo abaixo:


Vá até o final da página e clique em SALVAR.

REDIRECIONAMENTO DE DOMÍNIO DO REGISTRO.BR:
- Acesse o site do registro.br
- Faça o login utilizando o seu usuário do Registro.br
- Localize o DOMÍNIO desejado e clique sobre ele

- Vá até o campo DNS e clique em EDITAR ZONA.

- Ao acessar a página clique em MODO AVANÇADO.

- Irá aparecer uma mensagem de confirmação, clique em SIM.

- Ao acessar a página EDIÇÃO DE ZONA, clique em NOVA ENTRADA.

- Preencha os campos conforme as informações abaixo:
- Deixe o nome vazio
- Tipo: A
- Valor: 52.25.143.78
- Clique em ADICIONAR

- Deverá ficar da seguinte forma:

Clique em NOVA ENTRADA novamente.
- Preencha: WWW
- Selecione: CNAME
- Preencha: registro.marketup.com
- Clique em ADICIONAR.

Deverá ficar da seguinte forma:

- Por fim, clique em SALVAR
REDIRECIONAMENTO DE DOMÍNIO DE OUTRO SERVIÇO DE HOSPEDAGEM
Se você comprou o seu domínio através de algum outro serviço que não seja o registro.br, siga os seguintes passos:
Entre em contato com o suporte do serviço, ou procure no fórum de ajuda do serviço como configurar o DNS.
É necessário adicionar as seguintes entradas no DNS:
- Tipo: CNAME
- Nome: WWW
- Valor: registro.marketup.com
E a entrada:
- Tipo: A
- Nome: (vazio)
- Valor: 52.25.143.78


PUBLICAR
Realizadas todas as etapas de configuração, no menu PUBLICAR você verá que sua Loja Virtual está pronta para ser publicada. Você verá o link criado para sua loja (caso você não tenha escolhido um domínio próprio, você terá um domínio xxx.shopping.marketup.com.br)

Caso ainda haja algo pendente, uma lista será exibida, e o botão PUBLICAR não ficará habilitado.


Corrija os pontos apresentados para que o botão PUBLICAR seja ativado, e então clique para publicar sua Loja Virtual.

CADASTRO DE PRODUTO PARA LOJA VIRTUAL
A loja virtual realiza somente venda de produtos, e para isso, é necessário cadastrá-los e habilitá-los para a venda online.
O passo a passo é o mesmo para o CADASTRO DE PRODUTOS, mas nesse caso, vamos explorar melhor a aba LOJA VIRTUAL.

Preencha corretamente os campos com nome do produto, valor de venda, categoria e subcategoria do produto. A categoria e subcategoria são as classificações onde o produto será exibido no menu da Loja Virtual.

Informar peso, altura, largura e profundidade dos produtos comercializados nas Loja Virtual é essencial e obrigatório, pois essas informações influenciam no FRETE que será CALCULADO pelos correios, ou pela transportadora.
DIMENSÕES DO PRODUTO PARA CÁLCULO DO FRETE: Você deve preencher de acordo com o tamanho do seu produto na embalagem própria. Por exemplo, se você comercializa lâmpadas LED de 13w, a dimensão do seu produto será, Largura: 10cm, Altura: 13cm, Profundidade: 10cm e o Peso de aproximadamente: 300g
Para inserir as informações, acesse o cadastro do seu produto e vá para a aba LOJA VIRTUAL

Adicione textos explicativos do produto como descrição, garantia, itens inclusos e especificações.

Não se esqueça de colocar fotos do produto para que seus clientes possam ver detalhes do que está disponível.

Caso algo não esteja preenchido corretamente, uma mensagem do cadastro mostrará que o produto ainda não está disponível.

Quando tudo estiver preenchido corretamente, uma mensagem mostrará que o produto está disponível na loja virtual.

Depois clique em SALVAR para gravar as alterações

CAMPANHA PROMOCIONAL
Para criar uma CAMPANHA PROMOCIONAL para sua Loja Virtual, acesse o módulo CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > CAMPANHAS PROMOCIONAIS

Clique em ADICIONAR NOVO.

No campo DADOS GERAIS, insira o nome da Campanha Promocional, escolha a data de início e a data de término da campanha, defina se o desconto será no FRETE, no ITEM ou no PEDIDO e se será aplicado em PORCENTAGEM ou no VALOR EM DINHEIRO.

No campo ESTADOS PARTICIPANTES, selecione os estados que irão fazer parte da Campanha Promocional.

Defina também as REGRAS, informando o valor mínimo para que essa campanha seja aplicada.

Você também poderá habilitar CUPONS DE DESCONTO para sua campanha, mas antes é necessário salvar o que já fizemos até aqui. Para isso, vá até o final da página e clique em SALVAR.

Agora clique no botão cinza para que ele fique ROXO, e depois informe a quantidade de cupons que serão criados

Após criar os cupons, não se esqueça de clicar em SALVAR novamente.

Para colocar sua campanha promocional no ar, certifique-se de que ela está ATIVA e depois vá em CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > PUBLICAÇÃO

Clique em PUBLICAR


DESTAQUE DE PRODUTO
Para que os produtos apareçam destacados na página inicial da Loja Virtual, é preciso configurar em dois locais:
Primeiramente acesse o cadastro do item, em CATÁLOGO > PRODUTOS, e encontre o Produto que quer destacar.

No campo CARACTERÍSTICAS, clique na aba LOJA VIRTUAL

Logo abaixo das fotos do seu produto, habilite o campo: DESTACAR NA HOME, mudando a cor do botão de CINZA para ROXO.

Depois clique em SALVAR para gravar as alterações

Agora acesse o módulo CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > DESTAQUES.

Clique em ADICIONAR DESTAQUE

Clique em EDITAR para incluir o item que será destacado

Preencha o campo de pesquisa com o nome ou código do produto que deseja destacar

O produto adicionado aparecerá. Lembre-se de colocar imagens para ilustrar seu produto.

Caso você queira alterar o item em destaque passe o mouse em cima do destaque e clique em EDITAR, ou para retirar o destaque clique em REMOVER

Para gravar a operação, clique em SALVAR.

Para finalizar e deixar essa informação visível em sua Loja Virtual, clique em PUBLICAR

DESATIVAR LOJA VIRTUAL
Caso queira desativar sua Loja Virtual, acesse o menu CONFIGURAÇÕES > LOJA VIRTUAL > PUBLICAR

Depois desça até o final da página, onde você verá os botões Publicar e Desativar. Clique no botão DESATIVAR para que a Loja Virtual seja retirada do ar.

Mas lembre-se que o domínio próprio, transportadora, ou o meio de pagamento contratado não são desativados com essa ação, por tanto é necessário entrar em contato com as empresas para informar sobre a desativação da Loja.
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