Gestão de Vendas
Orçamentos e pedidos de venda
ORÇAMENTO DE VENDA
O orçamento é uma forma de planejamento e controle empresarial, uma estimativa da quantidade de produtos/serviços vendidos pela empresa. Ele é a base sobre a qual são tomadas as decisões financeiras de uma empresa em relação às vendas. Essa operação é realizada para que você possa estimar e calcular uma transação de venda, demonstrar para seu cliente o valor de investimento numa compra, uma vez que o orçamento pode servir como base para a criação de um Pedido de Venda.
PRAZOS DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE VENDA
Para definir os prazos para seus Orçamentos e Pedidos de Venda, acesse CONFIGURAÇÕES > EMPRESA > PARÂMETROS DE VENDA
No campo Prazo verifique a coluna VENDAS e informe o PRAZO DE VALIDADE PARA ORÇAMENTO, o PRAZO DE ENTREGA DO ORÇAMENTO e o PRAZO DE ENTREGA DO PEDIDO.
E então no final da página clique em SALVAR.
CRIE UM ORÇAMENTO DE VENDA
Para criar um ORÇAMENTO DE VENDA, siga os seguintes passos:
Acesse o menu VENDAS > ORÇAMENTOS
Clique em ADICIONAR NOVO.
Comece selecionando o Cliente. Se já for um cliente cadastrado, basta digitar ao menos 3 letras do nome e uma lista aparecerá para que você selecione o cliente em questão.
Mas se o orçamento for para um Cliente que ainda não está cadastrado, digite o nome e clique em CADASTRAR NOVO CLIENTE, e o cliente será cadastrado em sua carteira.
Insira ou selecione o ENDEREÇO DE FATURAMENTO e o ENDEREÇO DE ENTREGA
Vá para a área de ITENS e digite o nome ou o código do produto ou serviço, informe a quantidade e clique em INCLUIR NO PEDIDO.
Repita esse passo até que todos os itens estejam no orçamento.
No campo seguinte, você verá o SUBTOTALe o TOTAL FINAL do pedido. Nesse espaço você também poderá atribuir valor de FRETE, DESCONTO e OUTRAS DESPESAS.
Caso queira atribuir DESCONTOS a um produto específico, clique no ícone % ao lado do produto na lista
Aplique o desconto desejado e clique em SALVAR.
Ao aplicar descontos ou inserir valores adicionais de frete e outras despesas, o TOTAL FINAL será atualizado.
Lembre-se que você pode definir o valor máximo de desconto que pode ser aplicado nos PARÂMETROS DE VENDA.
Selecione então a forma de pagamento e as parcelas e clique em GERAR CONTAS.
Ao lado surgirão as parcelas referentes ao pagamento desse orçamento
Você poderá editar as Datas de Vencimento e incluir uma observação. No caso de vendas a prazo com parcelamento, o valor do pedido é dividido igualmente, mas se desejar, você poderá alterar o valor das parcelas, desde que seja idêntico ao Final Total.
As formas e condições de pagamento podem ser configuradas em TIPOS DE PAGAMENTO.
Para salvar o orçamento, clique em SALVAR.
IMPRIMA OU ENVIE O ORÇAMENTO DE VENDA POR E-MAIL
Para imprimir um orçamento de venda, acesse o menu VENDAS > ORÇAMENTOS
Encontre o orçamento desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR
Clique no ícone com o desenho de uma impressora na Barra Superior.
A tela de impressão do navegador abrirá. Então clique em Imprimir.
Agora para enviar o orçamento por e-mail para seu cliente, clique no ícone com o desenho de um envelope na Barra Superior.
Caso o cliente já tenha um e-mail cadastrado, o campo virá preenchido. Se não, insira o e-mail do seu cliente e clique em ENVIAR.
TRANSFORME UM ORÇAMENTO EM PEDIDO DE VENDA
Caso o orçamento tenha sido aprovado acesse o menu VENDAS > ORÇAMENTOS
Encontre o orçamento desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR
Faça as correções necessárias, e confirme a conclusão do orçamento clicando em GERAR PEDIDO. Fazendo isso você será redirecionado para a página desse novo pedido.
CANCELE UM ORÇAMENTO DE VENDA
Não é possível excluir um orçamento, somente cancelá-lo, e caso isso seja necessário, você poderá cancelá-lo acessando o menu VENDAS > ORÇAMENTOS
Encontre o orçamento desejado na lista que será exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR
Desça até o final da página e confirme o cancelamento do orçamento clicando em CANCELAR.
Fazendo isso, o orçamento estará cancelado e não poderá mais ser editado ou transformado em um Pedido de venda.
PEDIDO DE VENDA
O pedido de venda é uma formalização da venda. Uma garantia para o empresário mediante seu cliente, por conter dados importantes como: Data de emissão, nome da empresa, os produtos da venda, forma de pagamento escolhida pelo cliente, frete, impostos e valor total da nota.
CRIE UM PEDIDO DE VENDA
Para criar um PEDIDO DE VENDA, acesse o menu VENDAS > PEDIDOS
Clique em ADICIONAR NOVO.
Comece selecionando o VENDEDOR. Se você ainda não tiver cadastrado o vendedor como Funcionário, poderá cadastra-lo nesse momento.
Depois selecione o CLIENTE. Se já for um cliente cadastrado, basta digitar ao menos 3 letras do nome e uma lista aparecerá para que você selecione o cliente em questão.
Mas se o orçamento for para um Cliente que ainda não está cadastrado, digite o nome e clique em CADASTRAR NOVO CLIENTE, o cliente será cadastrado em sua carteira.
Insira ou selecione o ENDEREÇO DE FATURAMENTO e o ENDEREÇO DE ENTREGA
Vá para a área de ITENS e digite o nome ou o código do produto, informe a quantidade e clique em INCLUIR NO PEDIDO.
Repita esse passo até que todos os itens estejam no pedido.
No campo seguinte, você verá o SUBTOTAL e o TOTAL FINAL do pedido. Nesse espaço você também poderá atribuir valor de FRETE, DESCONTO e OUTRAS DESPESAS.
Caso queira atribuir DESCONTOS a um produto específico, clique no ícone % ao lado do produto na lista
Aplique o desconto desejado e clique em SALVAR.
Ao aplicar descontos ou inserir valores adicionais de frete e outras despesas, o TOTAL FINAL será alterado.
Lembre-se que você pode definir o valor máximo de desconto que pode ser aplicado nos PARÂMETROS DE VENDA.
Selecione então a forma de pagamento e as parcelas e clique em GERAR CONTAS.
Ao lado surgirão as parcelas referentes ao pagamento do Pedido de Venda.
Você poderá editar as Datas de Vencimento e incluir uma observação. No caso de vendas a prazo com parcelamento, o valor do pedido é dividido igualmente, mas se desejar, você poderá alterar o valor das parcelas, desde que seja idêntico ao Final Total.
As formas e condições de pagamento podem ser configuradas em TIPOS DE PAGAMENTO.
Se você não quiser concluir o pedido de venda imediatamente, clique em SALVAR, deixando assim o pedido com status NOVO, e permitindo que edições ainda sejam feitas caso necessário.
Mas se preferir, poderá finalizar a venda, clicando em CONCLUIR VENDA. Ao clicar nessa opção a venda será concluída e o pedido ficará com status FATURADO, fazendo com que não seja mais possível nenhum tipo de edição nos dados inseridos.
Ao concluir a venda, o campo NOTA FISCAL será habilitado para que seja realizada a emissão do documento fiscal.
Para ver um rascunho da nota, clique em VISUALIZAR e para emitir a nota clique em EMITIR.
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