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Gestão de Vendas

Relatórios

Para o crescimento de uma empresa, é muito importante pensar no longo prazo. Com o sistema Terra Gestão de Vendas você possui diversos RELATÓRIOS sobre as diferentes áreas de seu negócio. Você pode exportar todos eles para uma planilha de Excel ou PDF e trabalhar os dados da forma que quiser. Os Relatórios estão agrupados em Financeiro, Vendas, Produtos, Estoque e Clientes e PDV. Os relatórios são feitos para ajudar na tomada de decisões nas diversas situações do dia a dia, por isso, é importante registrar todas as operações da sua empresa no sistema, para que você sempre possa analisar as diversas situações no seu dia a dia e tomar a melhor decisão.

RELATÓRIOS FINANCEIROS



CONTAS A PAGAR / PAGAS


O Relatório de CONTAS A PAGAR permite ao administrador visualizar todas as suas contas a pagar, agrupadas por vencimento, beneficiário e valor total.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



Para alterar de CONTAS A PAGAR para CONTAS PAGAS, basta clicar no local indicado.



CONTAS A RECEBER / RECEBIDAS


O Relatório de CONTAS A RECEBER permite ao administrador visualizar todos os seus recebimentos, agrupados por vencimento, cliente e valor total.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



Para alterar de CONTAS A RECEBER para CONTAS RECEBIDAS, basta clicar no local indicado



LUCRATIVIDADE POR PRODUTO


O Relatório de LUCRATIVIDADE POR PRODUTO contabiliza todas as suas vendas e, de acordo com os preços de venda e de custo, mostra qual foi a lucratividade média de todos os seus produtos vendidos. Dessa forma, você pode ver quais são os seus produtos mais rentáveis e pensar em estratégias para vender cada vez mais estes produtos
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > PRODUTOS > LUCRATIVIDADE POR PRODUTO



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar



DRE GERENCIAL SIMPLIFICADO


A Demonstração do Resultado (DRE) Gerencial Simplificada é um relatório de caráter financeiro, sem fins contábeis, que visa trabalhar e confrontar as principais receitas e gastos da empresa em determinado período. Como resultado, o empresário ou gestor consegue ter uma visão de seus índices de lucratividade.
Denominamos a DRE do Vivo Gestão de Vendas como gerencial e simplificada, pois ela não tem como objetivo substituir a Demonstração do Resultado elaborada pelo seu contador, mas sim, se aproximar desse relatório utilizando conceitos financeiros similares e de menor complexidade.
A DRE pretende fornecer para o administrador uma base mensal, das receitas e gastos da empresa, permitindo assim uma análise das principais linhas que afetam seu negócio. Além disso, a DRE proporciona algumas ferramentas que projetam resultados, para facilitar uma visão futura do negócio.
Para visualizar o arquivo, basta acessar o menu RELATÓRIOS > FINANCEIRO > DRE GERENCIAL SIMPLIFICADA.





DRE - GLOSSÁRIO


Projetado: o usuário Vivo Gestão de Vendas poderá projetar valores futuros em sua DRE, simulando cenários pré-selecionados.
Apenas Dados Lançados: apenas os dados lançados no sistema pelo usuário serão mostrados no item Projetado.

Simulação de Vendas
Último mês: somente os dados diretamente relacionados às vendas são projetados, utilizando o último mês-calendário fechado (Realizado) como base. Dessa maneira, projetam-se os valores de Receitas, Impostos e Custos.
Média (3 últimos meses): somente os dados diretamente relacionados às vendas são projetados, utilizando a média aritmética dos meses fechados (Realizados) como base. Vale ressaltar que para este cálculo são considerados todos os meses fechados a partir do primeiro em que haja alguma inserção de receita, custo ou despesa. Projetam-se os valores de Receitas, Impostos e Custos.

Simulação Completa
Último mês: todas as contas da DRE são projetadas, utilizando o último mês-calendário fechado (Realizado) como base.
Média (3 últimos meses): todas as contas da DRE são projetadas, utilizando a média aritmética dos últimos 3 meses fechados (Realizados) como base.
Média (Realizado): todas as contas da DRE são projetadas, utilizando a média aritmética dos meses fechados (Realizados) como base. Vale ressaltar que para este cálculo são considerados os meses fechados a partir do primeiro em que haja alguma inserção de receita, custo ou despesa.

Análise
Essas opções funcionam como uma ferramenta para enriquecer a capacidade de avaliação do desempenho da empresa pelo usuário.
Valores: o usuário visualizará a DRE em valores absolutos (ou monetários).
Horizontal: mostra a evolução percentual de cada conta da DRE em comparação com o período anterior.
Vertical: mostra o valor percentual de cada conta da DRE em relação à Receita Operacional Bruta do mesmo período.
Operacional Bruta: soma das vendas de bens e serviços relativos à atividade-fim da empresa.
Impostos e Devoluções: inclui impostos relativos à comercialização dos bens e serviços, como ISS, ICMS, CSLL. Engloba também abatimentos e devoluções inerentes da operação.
Receita Operacional Líquida: resultado da subtração de Impostos e Devoluções sobre o valor da Receita Operacional Bruta.
Custos: agrupa valores alocados diretamente na venda dos produtos ou serviços, com destaque para o próprio custo de aquisição (ou produção) da mercadoria vendida (CMV).
Custo da Mercadoria Vendida: correspondente à soma dos valores de custo de cada produto (ou serviço) comercializado no período.
Lucro (ou Prejuízo) Bruto: resultado da Receita Operacional Líquida menos os Custos do período.
Margem Bruta (%): resultado da divisão do Lucro (ou Prejuízo) bruto pela Receita Operacional Líquida do período.
Despesas Operacionais: conjunto de gestos relacionados ao desenvolvimento da operação da empresa, custo de aquisição/produção da mercadoria.
Aluguel, Condomínio e IPTU: despesa relacionada à ocupação física da empresa.
Gerais e Administrativas: Gastos com atividades de suporte e apoio à operação desenvolvida, geralmente, por empresas terceirizadas, como serviço de contabilidade, honorários advocatícios, segurança, serviços de entrega, entre outros.
Pessoal: gasto com funcionários (salários, encargos e benefícios).
Propaganda e Marketing: gastos com campanhas publicitárias, desenvolvimento de material promocional e brinde, participação em eventos, entre outros.
Pró-labore: remuneração (retirada) do(s) sócio(s) da empresa.
Utilidades: despesas com água, luz, telefone e internet.
Lucro (ou Prejuízo) Operacional: resultado do Lucro (ou Prejuízo) Bruto subtraindo todas as Despesas Operacionais.
Margem Líquida (%): resultado da divisão do Lucro (ou Prejuízo) Líquido pela Receita.
Gastos Totais: representa a soma de todos os custos e despesas do período, correspondendo ao total das seguintes linhas do DRE: Impostos e Devolução, Custos, Despesas Operacionais e Despesas Financeiras.

RELATÓRIOS DE VENDAS




VENDAS EM ABERTO


O relatório de VENDAS EM ABERTO, permite ao administrador ver uma lista com todas as suas vendas que ainda não foram concluídas.
Para acessar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS EM ABERTO.



Você verá as informações na tela em forma de lista



Clique em EDITAR para realizar o recebimento dos produtos.



Clique em ENTREGAR para que os produtos entrem em seu estoque.



VENDAS POR VENDEDOR


O Relatório de VENDAS POR VENDEDOR permite ao administrador visualizar todas as vendas realizadas pelos vendedores cadastrados.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS POR VENDEDOR.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



TICKET MÉDIO POR VENDEDOR


O Relatório de TICKET MÉDIO POR VENDEDOR permite ao administrador visualizar a média de vendas de cada vendedor, trazendo as vendas realizadas e os valores, assim é possível saber como está a performance do vendedor.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > VENDAS > TICKET MÉDIO POR VENDEDOR.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



VENDAS POR PAGAMENTO


O Relatório de VENDAS POR PAGAMENTO permite ao administrador visualizar todos os pagamentos recebidos de acordo com o tipo: cartão de crédito ou débito, dinheiro, entre outros.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS POR PAGAMENTOS.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



VENDAS TOTAIS


O relatório de VENDAS TOTAIS permite ao administrador visualizar todos os produtos que foram vendidos em um determinado período.

Para gerar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS TOTAIS POR ITEM.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR.



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



VENDAS POR PDV


O relatório de VENDAS POR PDV informa todas as vendas realizadas através do seu Ponto de Venda (ou Frente de Caixa).
Para acessar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS POR PDV.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



VENDAS POR PERÍODO


O relatório de VENDAS POR PERÍODO informa todas as vendas realizadas em um determinado período. Esse também é o relatório que apresentará o valor das suas Taxas de Serviço arrecadadas.

Para acessar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS POR PERÍODO.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



VENDAS POR DESCONTO


O relatório de VENDAS POR DESCONTO permite ao administrador visualizar todas as vendas e os produtos que receberam desconto.
Para gerar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > VENDAS > VENDAS POR DESCONTO.



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR.



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



RELATÓRIOS DE PRODUTOS


COMPRAS REALIZADAS


O Relatório de COMPRAS REALIZADAS traz para o administrador, uma lista das compras realizadas em determinado período.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > PRODUTOS > COMPRAS REALIZADAS



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



LISTA DE PREÇO


O Relatório LISTA DE PREÇO permite ao administrador ver todos os produtos de seu estoque com o valor de custo e valor de venda (atacado e varejo)



Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > PRODUTO > LISTA DE PREÇO



Você verá as informações na tela em forma de lista
E poderá também imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



ITEM VENDIDO POR CLIENTES


O Relatório PRODUTOS POR CLIENTES permite ao saiba quais foram os produtos comprados por seus clientes em determinado período. Para visualizar este relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > PRODUTOS > PRODUTOS POR CLIENTES



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



CURVA ABC DE ITENS VENDIDOS


O relatório CURVA ABC DE ITENS VENDIDOS agrupa os produtos vendidos em três grupos (A, B e C), de acordo com a representatividade deles no seu faturamento. O Grupo A irá representar 80% do seu faturamento, o grupo B 15% e o grupo C, 5%. Dessa forma, você conseguirá identificar quais são os seus melhores produtos.
Para visualizar esse relatório, acesse RELATÓRIOS > PRODUTOS > CURVA ABC DE ITENS VENDIDOS.



Selecione o período no qual deseja gerar o relatório e clique em PESQUISAR.



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



ITENS PENDENTES DE ENTREGA


O relatório de ITENS PENDENTES DE ENTREGA, permite ao administrador ver uma lista com os produtos que ainda não foram entregues de suas vendas realizadas.

Para acessar o relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > PRODUTOS > ITENS PENDENTES DE ENTREGA.



Você verá as informações na tela em forma de lista
Clique em EDITAR para realizar o recebimento dos produtos.



Clique em ENTREGAR para dar baixa dos produtos no estoque.



RELATÓRIOS DE ESTOQUE


COMPRAS EM ABERTO


O Relatório de COMPRAS EM ABERTO traz para o administrador, uma lista com todas as suas compras que ainda não foram recebidas
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > COMPRAS EM ABERTO



Você verá as informações na tela em forma de lista



Clique em EDITAR para realizar o recebimento dos produtos.



Clique em RECEBER para que os produtos entrem em seu estoque.



LOCALIZAÇÃO E STATUS


O Relatório de LOCALIZAÇÃO E STATUS permite que o administrador saiba exatamente a quantidade de produtos disponíveis em cada estoque que você possui.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > LOCALIZAÇÃO E STATUS



Selecione o Local de Estoque que deseja ver, clicando no campo indicado.



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



KARDEX


O Relatório KARDEX permite ao administrador visualizar todas as movimentações dos produtos em estoque: quantidade inicial, compras realizadas, vendas realizadas, entradas, saídas e quantidade atual em estoque.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > KARDEX



Informe o período desejado ou aplique os filtros desejados, e clique em PESQUISAR



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também exportar o relatório para Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



ITENS COM ESTOQUE BAIXO


O Relatório ITENS COM ESTOQUE BAIXO permite que o administrador veja quais os produtos que estão com pouca ou nenhuma quantidade disponível em estoque.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > ITENS COM ESTOQUE BAIXO



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



Nesse relatório, você poderá criar um pedido de compra clicando no campo indicado.



E poderá também imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



PERDAS E AVARIAS


O relatório de PERDAS E AVARIAS agrupa em uma tela todas as movimentações de estoque marcadas como perdas e avarias. Dessa forma o administrador poderá ter uma visão geral dos produtos que foram perdidos.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > PERDAS E AVARIAS



Você verá uma lista com todas as movimentações, e para ver os detalhes, clique na lupa.



Para exportar o relatório, clique na opção EXPORTAR.



TRANSFERÊNCIAS INTERNAS


O Relatório TRANSFERÊNCIAS INTERNAS agrupa as movimentações de transferências entre estoques e também traz um atalho para realizar uma transferência.
Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > TRANSFERÊNCIAS INTERNAS



Você verá uma lista com todas as movimentações, e para ver os detalhes, clique na lupa.



Para exportar o relatório, clique na opção EXPORTAR.



CURVA ABC DE ITENS EM ESTOQUE


O Relatório CURVA ABC DE ITENS EM ESTOQUE agrupa os seus produtos em três grupos (A, B e C), de acordo com a representatividade deles no custo do seu estoque. O Grupo A irá representar 80% do seu custo de estoque, o grupo B 15% e o grupo C, 5%. Dessa forma, você conseguirá identificar quais são os seus produtos com o maior custo em estoque

Para gerar esse relatório, acesse o menu RELATÓRIOS > ESTOQUE > CURVA ABC DE ITENS EM ESTOQUE



Você verá as informações na tela em forma de lista, seguindo o que foi pesquisado.



E poderá também ver o relatório em forma de Gráfico, imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.



RELATÓRIOS DE CLIENTES


ANIVERSÁRIO DE CLIENTES


O relatório ANIVERSÁRIO DE CLIENTES permite ao administrador uma aproximação maior com seus clientes. Você poderá desenvolver promoções exclusivas para os aniversariantes e até mesmo enviar um e-mail com felicitações pela data.

Para gerar esse relatório, basta acessar o menu RELATÓRIOS > CLIENTES > ANIVERSÁRIO DE CLIENTES.



Selecione o mês que deseja consultar, e clique em PESQUISAR



Você verá uma lista com os aniversariantes do mês escolhido.



E poderá também imprimir ou exportar para PDF ou Excel. Escolha o seu tipo de visualização clicando na opção VISUALIZAÇÃO e selecionando o que desejar.