Gestão de Vendas
Tutorial - Passos iniciais
O QUE É ERP?
ERP é a sigla para em inglês para Sistema integrado de gestão empresarial. É no ERP que você incluirá seus dados e fará suas configurações fiscais, catálogo de produtos e serviços, e cuidará da gestão de seu negócio, visualizando as informações financeiras, relatórios, gestão de estoque e cartelas de clientes e fornecedores.
DADOS GERAIS
Para configurar os DADOS GERAIS da sua empresa, como CNPJ, razão social e endereços, acesse o menu CONFIGURAÇÕES > EMPRESA > DADOS GERAIS:
No campo INFORMAÇÕES DA EMPRESA, preencha a RAZÃO SOCIAL, NOME FANTASIA, escolha o segmento na área de atuação, preencha o CNPJ e caso você optar por emitir documento fiscal, será necessário preencher Inscrição Estadual e informe o e-mail e telefones de contato.
Por fim, insira o logo da empresa para que saia nos pedidos de venda e notas fiscais. Clique na seta e siga as instruções e especificações:
No campo FUSO HORÁRIO selecione o fuso horário de sua cidade e se utiliza ou não Horário de Verão. Essa informação é importante pois quando se emite documentos fiscais, existem prazos obrigatórios.
Também é nessa tela que você irá informar os endereços da sua empresa.
O ENDEREÇO DE FATURAMENTO é o endereço que dita seu tipo de Nota Fiscal, base de cálculo dos impostos, sua inscrição estadual e municipal.
O ENDEREÇO DE ENTREGA e o ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA são os endereços onde você poderá receber suas entregas e correspondências.
Depois de preencher os dados, desça até o final da página e clique em SALVAR.
PARÂMETROS DE VENDA
Para configurar os parâmetros de venda da sua empresa, você deve acessar o menu CONFIGURAÇÕES > EMPRESA > PARÂMETROS DE VENDA.
Defina as configurações corretas para seu negócio tanto para COMPRAS ou VENDAS, insira o tempo estimado para as entregas e outros e não se esqueça de SALVAR suas alterações. Caso utilize alguma dessas informações no PDV, não esqueça de sincronizar o PDV.
Nos campos abaixo, você pode selecionar o prazo de validade dos seus orçamentos, em quantos dias será realizada a entrega de um pedido e em quantos dias será realizada a entrega de um orçamento.
Caso você deseje utilizar o limite de crédito por cliente, basta habilitar a funcionalidade, selecionando a opção SIM (como na imagem abaixo) e deixar já pré-cadastrado o valor que será levado em conta para os novos clientes. Você pode também determinar um valor máximo permitido para descontos no PDV e no Pedido de venda:
Abaixo, você pode realizar diversas alterações nas configurações do seu estoque, como por exemplo bloquear a venda de um produto com estoque negativo (não disponível para o PDV). Para habilitar a função, escolha o botão SIM e para desabilitá-la, escolha o botão NÃO.
Após preencher tudo, clique em SALVAR.
FUNCIONÁRIOS E USUÁRIOS
Para ver e criar sua lista de FUNCIONÁRIOS, vá no menu CONFIGURAÇÕES > EMPRESA > FUNCIONÁRIOS.
Você verá a lista com todos os seus funcionários cadastrados e poderá editar seus dados.
Para adicionar um novo funcionário, clique em ADICIONAR NOVO.
Preencha a ficha cadastral. Para o cadastro de funcionário, somente o NOME é obrigatório. Os outros campos são opcionais.
Você ainda pode preencher dados adicionais como endereços, contatos, dados bancários e documentos.
Após preencher tudo, clique em SALVAR.
Se você desejar criar um usuário Operador de PDV ou Vendedor, vá em CONFIGURAÇÕES > EMPRESA > USUÁRIOS
Você verá a lista de todos os usuários que têm acesso ao sistema. Você pode consultar, editar e ativar ou desativar todos os usuários criados. Clique em ADICIONAR NOVO USUÁRIO para criar um novo usuário.
Preencha todas as informações. Todos os campos são obrigatórios com exceção do telefone. Escolha um perfil de acordo com as permissões que deseja dar a esse usuário. Para finalizar, clique em SALVAR.
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