E-mail Gigante
Veja como usar o seu e-mail do Terra e configurá-lo no seu celular ou computador
Acesse seu e-mail diretamente em mail.terra.com.br e digite seu usuário e senha para logar. Favorite esse endereço no seu navegador, assim fica mais fácil acessar sempre.
Se preferir, você também pode acessar seu e-mail clicando no ícone de e-mail no topo do portal terra.com.br
Você será direcionado para a página de login. Digite seu usuário e senha para acessar seu e-mail.
Você também pode acessar seu e-mail pela central do assinante em central.terra.com.br
Insira seus dados de login e senha do Terra.
Vá em Meus Serviços.
Selecione o serviço E-mail e clique no botão Usar.
Você será direcionado para seu e-mail do Terra.
Pelo celular também é bem simples: Acesse o portal terra.com.br e clique no ícone de e-mail no topo a direita.
Você será direcionado para o login do seu e-mail Terra. Se preferir, pode adicionar um atalho na tela inicial do seu celular, clicando nos 3 pontinhos do seu navegador.
Clique em Adicionar à tela inicial e um ícone do Terra Mail vai aparecer no seu celular. Ai fica mais fácil acessar, como se fosse um aplicativo.
Para entrar no seu e-mail basta digitar seu usuário e senha.
Para ler suas mensagens você só precisa clicar sobre ela. Pelo menu do topo você responde, encaminha, exclui ou marca como não lida. Além disso, pelas setinhas pode navegar entre as mensagens.
Clique no botão laranja Novo email para criar uma nova mensagem.
Digite para quem você quer enviar o e-mail, o assunto e o texto da mensagem.
Clique no botão Enviar para enviar o e-mail.
Se você estiver no celular, basta clicar no ícone do lápis para editar um novo e-mail.
Digite o(s) e-mail(s) do(s) destinatário(s) e clique no Enter do teclado do seu celular para adicionar.
Se o destinatário que você começar a digitar já estiver em seus contatos, automaticamente aparecem sugestões.
Ao clicar em uma mensagem, se existirem anexos eles já aparecerão acima da mensagem. Para baixar os arquivos, basta clicar em cada um deles e salvar no seu computador ou celular.
E para inserir anexos em suas mensagens você só precisa clicar em Anexar e escolher os arquivos no seu computador ou celular.
O tamanho máximo do anexo permitido por mensagem é de 25MB
Pelo celular, é só clicar no ícone do clips e escolher o arquivo ou foto que você quer anexar.
Você pode editar uma mensagem e salvá-la como rascunho, para enviar depois. Para isso é muito simples, basta clicar em Novo email, como se fosse escrever uma nova mensagem.
Em vez de clicar em Enviar clique em Salvar como rascunho. Clicando na pasta Rascunhos, no menu da esquerda você vai ver todas as mensagens que estão em rascunhos.
Com a nova versão do Mail Gigante você nem precisa se preocupar, pois todos os seus rascunhos são salvos automaticamente, no computador e no celular.
No menu a esquerda ficam as pastas. Você pode criar mais pastas além das que já existem, para facilitar a organização dos seus e-mails.
No menu a esquerda ficam as pastas. Você pode criar mais pastas além das que já existem, para facilitar a organização dos seus e-mails. Acostume-se a mover seus e-mails para essas pastas, porque se ficarem na caixa de entrada eles são deletados automaticamente após 6 meses, já nas pastas criadas ficam armazenados para sempre.
Clique em Nova pasta, escolha um nome para essa pasta e clique em Criar. Você pode renomear, excluir ou limpar todos os arquivos dessa pasta.
Ao selecionar uma mensagem você consegue movê-la para a pasta que preferir. Você pode selecionar mais de uma mensagem também.
No celular também é muito fácil: clique em Configurações no menu da esquerda e em Minhas pastas
Após criar suas pastas é só selecionar a(s) mensagem(ns) que você quer e escolher a pasta para onde quer movê-la(s).
Clique no menu Contatos. Em Meus contatos você pode ver todos os contatos que você já possui.
Você pode excluir, editar, criar novos contatos, grupos ou exportar contatos de um arquivo Excel que você já tenha.
Todas as vezes que você envia uma mensagem nova o sistema pergunta se você quer salvar o e-mail em sua lista de contatos. Clique em OK para que esse contato seja salvo.
Clique em Contatos no menu a esquerda para ver sua lista de contatos. Clicando em Exportar contatos, você consegue fazer o download da sua lista para um Excel.
Para criar um novo contato é só clicar em Novo contato e editar os dados.
Clique em Configurações no menu
No menu a esquerda selecione Assinaturas. Edite sua assinatura e clique no botão laranja Salvar. A sua assinatura aparecerá em todos os e-mails que você enviar.
Pelo celular, acesse a aba de Configurações, pelo menu a esquerda e clique em Assinatura.
Edite sua assinatura e clique em Salvar.
Clique em Configurações no menu
Ative a resposta automática e coloque o assunto e texto que você quer que todos que te mandarem e-mail recebam. Você pode ativar e desativar essa função sempre que precisar, por exemplo quando estiver de férias.
Pelo celular, acesse a aba de Configurações, pelo menu a esquerda e clique em Resposta automática.
Clique em Configurações no menu
Quer receber todas suas mensagens em outro e-mail, ao mesmo tempo em que recebe no do Terra. Basta digitar o e-mail de redirecionamento clicando em "Redirecionamento" no menu a esquerda.
Pelo celular, acesse a aba de Configurações, pelo menu a esquerda e clique em Redirecionamento.
Administre e crie suas contas de e-mail acessando a central do assinante em central.terra.com.br
Insira seus dados de login e senha do Terra.
Vá em Meus Serviços.
Selecione o serviço E-mail e clique no botão Detalhes e em Criar / Gerenciar contas.
Clique no botão Criar conta e preencha as informações e clique novamente no botão laranja Criar conta.
Para administrar sua contas clique no botão Voltar para lista. Lá você tem todas as suas contas de e-mails adicionais e pode editar ou excluir quando quiser clicando nos ícones.
Em editar você pode alterar o apelido ou trocar a senha do e-mail adicional.
Você deve atualizar seu Android se ele for inferior ao Android 8 veja dúvidas.
E não se esqueça de verificar as portas corretamente, no passo a passo abaixo.
Acesse o aplicativo de e-mail que já vem no seu celular Android. Toque em Adicionar nova conta e selecione Outro.
Digite seu e-mail e senha do Terra e toque em Entrar.
Nas informações de servidor, porta e segurança, digite conforme abaixo.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
IMAP: Servidor: imap.terra.com.br, Porta: 993, Criptografia: SSL/TLS
SMTP: Servidor: smtp.terra.com.br, Porta: 587, Criptografia: STARTTLS
Você precisa atualizar seu IOS se ele for inferior ao Mac OSX High Sierra. veja dúvidas
E não se esqueça de verificar as portas corretamente, no passo a passo abaixo.
Acesse a opção Ajustes nas Configurações do seu iPhone. Toque em Senhas e Contas.
Em Adicionar conta escolha Outra.
Digite seu nome, seu e-mail e sua senha do Terra.
Agora abra o aplicativo Mail, que já vem em seu Iphone.
Selecione o e-mail do Terra como sua caixa de entrada.
Nas informações de servidor (host) digite conforme abaixo.
Fique atento, se automaticamente aparecer "sao.terra.com.br" apague e digite conforme abaixo!
IMAP: Host: imap.terra.com.br
SMTP: Host: smtp.terra.com.br
POP: Servidor: pop.terra.com.br
Depois, clique em Avançado
Nas informações de porta e autenticação digite conforme abaixo.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
IMAP: Porta: 993, Criptografia: SSL/TLS - , ative o botão "Usar SSL"
SMTP: Porta: 587, Criptografia: STARTTLS
POP: Porta: 995, Criptografia: SSL/TLS - , ative o botão "Usar SSL"
Se o sistema operacional do seu computador for abaixo de Windows 8.1, atualize para uma versão mais recente. E você deve atualizar seu Android se ele for inferior a última versão (atualize pela loja de app do celular). veja dúvidas
E não se esqueça de verificar as portas corretamente, no passo a passo abaixo.
No computador, abra o Outlook e em Informações sobre Contas, no menu a esquerda clique em Adicionar conta.
Digite seu e-mail e senha do Terra.
No celular, baixe o aplicativo Outlook e clique em Adicionar conta na tela inicial.
Digite seu e-mail do Terra e toque em Continuar.
Em Servidor digite imap.terra.com.br.
A porta troque para 993 e o tipo de segurança SSL/TLS.
Toque em Próxima.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
Em Servidor SMTP digite smtp.terra.com.br.
A porta troque para 587 e o tipo de segurança STARTTLS.
Toque em Próxima.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
Nas opções da conta mantenha a frequência de 15 minutos e toque em Próxima.
Você deve atualizar seu Android se ele for inferior a última versão (atualize pela loja de app do celular). veja dúvidas
E não se esqueça de verificar as portas corretamente, no passo a passo abaixo.
Acesse o aplicativo do Gmail no seu celular. Acesse sua conta do Goole e toque em Adicionar conta. Selecione a opção Outra.
Digite seu e-mail Terra e toque em Próxima.
Escolha a conta IMAP.
Digite sua senha do e-mail Terra e toque em Próxima.
Em Servidor digite imap.terra.com.br.
A porta troque para 993 e o tipo de segurança SSL/TLS.
Toque em Próxima.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
Em Servidor SMTP digite smtp.terra.com.br.
A porta troque para 587 e o tipo de segurança STARTTLS.
Toque em Próxima.
Fique atento para digitar as portas corretamente!
Nas opções da conta mantenha a frequência de 15 minutos e toque em Próxima.
A criptografia do e-mail do Terra foi atualizada, para trazer mais segurança no envio e recebimento das suas mensagens. Veja abaixo o que você precisa fazer. São configurações bem simples.
Se você usa o webmail (se não acessa seu e-mail por nenhum programa ou app de e-mail, e sim direto do site do Terra) não se preocupe, você não precisa fazer nada, pois no webmail a criptografia é atualizada automaticamente!
Verifique se o sistema operacional do seu computador ou celular é inferior ao recomendado pelo Terra. Se for, você vai precisar atualizá-lo veja dúvidas
- Programas de e-mail que você pode usar:
- App de celular Gmail em sua última versão (atualizado pela loja de app do celular)
- Thunderbird 58 ou superior Apple Mail 10 ou superior
- Outlook 16 ou superior
- Sistemas operacionais recomendados:
- Windows 8.1 ou superior Mac OSX High Sierra ou superior
- Android 8 ou superior Linux (qualquer distribuição em versões lançadas após 2015)
- Dados de configuração, portas e segurança:
- IMAP:
- Servidor: imap.terra.com.br
- Porta: 993
- Criptografia: SSL/TLS
- POP:
- Servidor: pop.terra.com.br
- Porta: 995
- Criptografia:
- SSL/TLS
- SMTP:
- Servidor: smtp.terra.com.br
- Porta: 587
- Criptografia: STARTTLS
Clique em Configurações
Clique em Contas e Backup
Clique em Gerenciar Contas
Escolher a Opção – Pessoal IMAP
Adicionar o seu e-mail @terra.com.br
Insira a sua senha, e configure os servidores de entrada:
Servidor: imap.terra.com.br
Porta: 993
Tipo de Segurança: SSL/TLS
Configure os servidores de saída:
Servidor SMTP: smtp.terra.com.br
De acordo com o device, pode ser necessário incluir:
Porta: 587
Tipo de segurança: STARTTLS
Escolher a frequência de Sincronização
Pronto! Sua conta está configurada.
Em ajustes, clique em Mail
Em Mail, clique em Contas
Em contas, clique em Adicionar Contas
Clicar em Outra
Adicionar Conta de E-mail
Incluir os dados da nova conta, E-mail terra.com.br e senha
Voltar na tela de Ajustes, e depois clique em Mail
Clicar em Contas
Clicar em terra.com.br
Alterar o Servidor SMTP para: smtp.terra.com.br
Configurar o servidor POP: pop.terra.com.br
Ativar ajustes de entrada SSL
Pronto! Sua conta está configurada.
No computador, abra o Outlook e em Informações sobre Contas, no menu a esquerda clique em Adicionar conta
Insira o seu e-mail @terra.com.br
E a sua senha
Nessa tela, clique em Alterar Configurações de Conta
Realize as configurações de IMAP e POP
Em Servidor digite: imap.terra.com.br.
A porta troque para 993 e selecione SSL/TLS em criptografia.
Em Servidor SMTP digite: smtp.terra.com.br.
A porta troque para 587 e selecione STARTTLS em criptografia.
Pronto! Sua conta está configurada.
Como enviar um novo E-mail.
Para enviar um novo e-mail, você deverá clicar na página inicial no botão “Novo E-mail”. Na nova tela você poderá selecionar contatos de envio, assunto e mensagem. Você poderá utilizar a barra de ferramentas para realizar ajustes no texto e encontrará abaixo os botões para enviar o e-mail, anexar arquivos e opções para inserção de assinatura, confirmação de leitura e seleção de prioridade da mensagem.
Como checar meus e-mails enviados.
Para verificar os seus e-mails enviados, você poderá clicar no botão “Enviados” na página inicial e para pesquisar utilize a barra de pesquisa na parte superior da tela.
Como criar pastas.
Para criar pastas, clique no botão adicionar, na nova tela inserir o nome da pasta e clique em adicionar. A nova pasta será criada na tela inicial e você poderá mover as mensagens.
Como salvar contatos no Catálogo de Endereços.
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Catálogo de Endereços”. Clicar em Novo Contato, e inserir foto e os dados pessoais e empresariais do seu contato.
Como usar o Calendário
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Calendário”. Com essa funcionalidade você poderá enviar convites de compromissos e reuniões. Você poderá selecionar o Título do compromisso, convidar participantes, escolher a data e o local, inserir lembretes e anexos. Depois de realizar as configurações necessárias, clique em “Criar”.
Como usar o Tarefas.
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Tarefas”. Com essa funcionalidade você poderá criar tarefas que precisam ser realizadas por você e poderá também compartilhar essa tarefa com pessoas que fazem parte do seu grupo de estudos ou trabalho e colaborarão com essa atividade.
Você poderá escolher a data de início e término da tarefa, enviar lembretes, incluir o status e o progresso da tarefa, incluir participantes, adicionar textos e anexos. Após as configurações concluídas, clicar em “Criar”.
Como configurar aviso de férias.
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Configurações” e depois “E-mail”. Selecionar a opção “Aviso de férias” e configurar o período de ausência e a mensagem que ficará disponível. Após as configurações concluídas, clicar em “Criar”.
Como configurar assinatura.
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Configurações” e depois “E-mail”. Selecionar a opção “Assinaturas” configurar o nome da assinatura e os dados que serão incluídos, após os dados configurados, clicar em “Salvar”.
Como configurar redirecionamento de mensagens.
No botão de aplicativos, no canto superior direito clicar no botão “Configurações” e depois “E-ail”. Selecionar a opção “Encaminhamento Automático” informar o e-mail que deseja redirecionar as mensagens e selecionar se deseja manter uma cópia da mensagem no Terra Mail. Após os dados configurados, clicar em “Aplicar alterações”.
Que bom que conseguimos te ajudar! :)
Desculpe não conseguirmos te ajudar! :( Entre em contato pelo Fale com o Terra